PROJETO PLANTANDO ESPERANÇA

plantando esperança

Colocar um jovem no mercado de trabalho, para muitas famílias em situação de vulnerabilidade social, significa às vezes que este jovem vai abandonar a escola regular ou trabalhar em atividades que pouco contribuem com seu desenvolvimento intelectual. Isso quando não o expõe a riscos físicos e psicológicos.
Pensando nestes adolescentes e jovens a Elo criou o Projeto Plantando Esperança. O projeto existe desde 2008, tendo como objetivo desenvolver habilidades e competências que favoreçam a inclusão de jovens no mundo do trabalho.

Como funciona
Atualmente o projeto está organizado com carga horária de 48 horas, em dois encontros semanais. A metodologia inclui exercícios e dinâmicas de sensibilização e atividades práticas baseados nos 4 pilares da educação Aprender a conhecer, Aprender a Fazer, Aprender a viver com os outros e Aprender a ser.

No Plantando a Esperança, o foco não está no ‘conseguir um emprego para os adolescentes’, mas sim criar a oportunidade real de desenvolvimento pessoal. O objetivo é fortalecer habilidades, a autoestima, proporcionar oportunidades e aprendizado para que os jovens sejam protagonistas.

A mudança nos adolescentes é nítida após a participação no Projeto. “Mudei já o meu jeito, trabalhando minha imagem pessoal, porque eu falava muita gíria e palavrão, mesmo em situações mais formais e já mudei isso”, comentou o jovem Vagner, de 16 anos, participante da 16ª edição.

Para a psicóloga Rejane Rodrigues, coordenadora do projeto, “o benefício está no potencial de desenvolver habilidades dos participantes, resultando na melhoria da autoestima dos adolescentes”.

Um projeto financiado por pessoas solidárias, o Plantando a Esperança não possui um convênio público ou patrocinador para sua sustentabilidade financeira. Para abrir uma turma é necessário arrecadar recursos.

Faça sua contribuição.

Acompanhe o projeto pela Página do Facebook:

www.facebook.com/pplantandoesperanca