Projeto Aldeia Araçai

 17 de dezembro de 2018 -  0 Comentário

 

Em parceria entre a Procuradoria Regional do Trabalho do Paraná e Elo Apoio Social e Ambiental neste último trimestre de 2018, realizou o Projeto de educação sustentável, por meio de incentivo à cultura do plantio e oportunidades de desenvolvimento para comunidade indígena Araçaí, situada em Piraquara, região metropolitana de Curitiba.

A Aldeia, que é composta atualmente por 90 índios da tribo Guarani, mantém tradições e rituais vividos pelos ancestrais, como a prática de caça e pesca, e os rituais de danças e cura de doentes. A comunidade sobrevive basicamente de doações e voluntários.

O projeto realizado durante os meses de setembro, outubro e novembro de 2018, teve como idealizador a Procuradoria Regional do Trabalho e como executora a Elo Apoio Social e Ambiental, a proposta do projeto foi possível por meio do recurso de multas e infrações recebidas pelo órgão e destinada às causas socioambientais.

Com a proposta de incentivar a agricultura de subsistência e resgatar a cultura do plantio às crianças da comunidade indígena, a primeira parte do projeto contou com apoio da comunidade para plantação de mudas de espécies de plantas frutíferas e cereais. Além da construção de um apiário e compra de ferramentas para trabalho no campo.

Estima-se que mais de 30 índios guaranis da comunidade se envolveram neste Projeto, que contou com treinamento prático em desenvolvimento sustentável  e plantio das mudas. O projeto foi acompanhado pelo nosso representante, zootecnista e técnico em agroecologia, Luiz Antônio Bueno Rigoto.

Luiz Antônio,  contou  que o projeto executado foi uma experiência nova em sua carreira profissional, trabalhar com um povo com cultura e costumes diferentes foi desafiador, “ apesar das diferenças entre nós, em relação ao mundo que vivemos, nosso os objetivos são bem semelhantes para promover um mundo melhor, a harmonia e o espírito do coletivo.”

Criar elos para um futuro sustentável e solidário é a principal missão da Elo, quando isso acontece através de uma nova parceria, cumprimos a nossa missão e ampliamos oportunidades de impactar a vida dos jovens em vulnerabilidade social.

Além disso, a parceria contribuiu para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 17 – Parcerias em Prol das Metas, que busca reforçar cooperação local, nacional e global para desenvolvimento humano e comercial.

DOS BENEFÍCIOS E OPORTUNIDADES PARA A ALDEIA ARAÇAÍ

Além do plantio de mais 16 tipos de espécie diferentes de plantas frutíferas, foram doadas 44 ferramentas para uso no campo e equipamento de informática para escola da comunidade.

Um dos benefícios que foi levado para aldeia, foi o apiário construído em conjunto com a comunidade, que trouxe oportunidade para o uso medicinal, culinário e comercial, a expectativa da capacidade produtiva das abelhas é de 150kg de mel por ano, gerando assim uma possibilidade de renda com a venda desses produtos, fomentando deste modo a economia local.

Para Laércio Silva, cacique da Aldeia Araçai, o projeto foi  muito importante, pois a Elo trabalhou em conjunto com a comunidade local,  ouvindo as necessidades da Aldeia e não impondo um Projeto.  “a maioria das vezes o ideia de projeto já chega definida e temos que fazer o que já está escrito, com vocês foi diferente, o Luis nos escutou entendeu o que gente precisava”.

Para Wellington, diretor da escola da Aldeia, o projeto proporcionou uma experiência incrível na vida das crianças, através das atividades realizadas nossas crianças tiveram a autonomia de plantar seus próprios alimentos e entender um pouco mais sobre a soberania alimentar, reafirmando assim sua identidade e tradição.

Para Dra. Mariane Josviak, Procuradora Regional do Trabalho no Ministério Público do Trabalho, a motivação para realização do projeto aconteceu através de uma visita que foi feita na aldeia.  “Quando estive na aldeia e vi que ao final da celebração da erva maré o costume indígena trazia o alimentar-se de frutas, isso fez com que pensássemos em possibilitar que fosse ali plantado árvores frutíferas, dai a destinação de recursos e parceria com a Elo Apoio Social e Ambiental e o desenvolvimento deste projeto. Percebo afinal deste processo como isso alegrou a comunidade indígena e trouxe formas de subsistência a todos que ali residem.”

A Elo agradece a parceria da Procuradoria Regional do Trabalho do Paraná e a Aldeia indígena Araçai, pela incrível experiência deste projeto.

 

Confira algumas fotos:

 

 

Deixe um comentário

*

*